A tecnologia gera vantagem competitiva – hoje em dia o custo da tecnologia é muito mais acessível, permitindo que pequenas e médias empresas possam atender seus clientes, utilizando a mesma tecnologia de grandes corporações (e-mail com recursos de respostas automáticas, comércio eletrônico e até a entrega via web de produtos digitais).
Marketing de nicho - a Internet criou a oportunidade de explorar diversos nichos de mercado, que não existiam anteriormente ou eram muito caros de serem explorados.
Gerar credibilidade – com um site profissional bem planejado e elaborado, é possível transmitir uma imagem e aparência semelhante a uma grande organização.
Baixo custo – comparado a outras mídias, a Internet permite a pequenas e médias empresas realizarem promoção e propaganda a custos consideravelmente mais baixos. Não substitui outras mídias, mas ela é mais barata do que comerciais de televisão, rádio, jornal e até mesmo malas diretas.
Funciona 24 horas/dia – automatizando um web site, um negócio pode funcionar mais horas sem incorrer em custos extras.
Conveniência – hoje um dos recursos mais escassos das pessoas é a disponibilidade de tempo. A Internet propicia o acesso a informações a respeito de novos produtos/serviços de modo conveniente, com privacidade, economizando tempo e custos de deslocamento.
Alcança uma audiência global – não existem barreiras geográficas na Internet. Com a utilização de ferramentas de busca, os internautas podem localizar e adquirir produtos e serviços de qualquer lugar do mundo.
Relacionamento se torna mais fácil – a Internet possibilita capturar informações dos prospects e clientes, permitindo desenvolver um relacionamento e obter retorno do seu público.
Dúvidas mais freqüentes – perguntas que normalmente seriam respondidas por telefone podem ser respondidas automaticamente ou disponibilizadas aos clientes, liberando linhas telefônicas e tempo de funcionários. Além de ser um excelente auxílio às vendas.
Interatividade – a Internet está muito dinâmica, permitindo automatizar características de produtos, conteúdo e utilização de mídias interativas (vídeos e multimídia).
Teste de novos produtos – pela Internet é possível criar meios rápidos e baratos para conduzir pesquisas de mercado.
Criar promoções de ocasião – é muito fácil criar ou modificar promoções via Internet. As promoções podem ser disparadas quase que instantaneamente. Ofertas por tempo determinado relacionadas a produtos ou concursos são utilizadas para atrair clientes e gerar mais vendas.