Glossário Publicitário

Audiência - Número de pessoas que entram em contato com uma peça, campanha ou ação publicitária, seja com a mediação de um veículo de comunicação, seja ao vivo (em show, eventos, distribuição de brindes etc...).

Brand (pronuncia: brénd) – Marca. Diz respeito tanto ao ícone que representa uma empresa ou produto quanto a identidade e a personalidade de uma marca.

Budget (pronuncia: bâdjet) – Orçamento, seja de uma campanha publicitária, seja referente à verba que o anunciante tem para

Campanha - Ação publicitária constituída por uma ou mais peças referentes a um ou mais meios de comunicação,com diferentes execuções criativas e/ou diferentes formatos de veiculação.

Case (pronuncia: queise) - História marcante, geralmente sobre resultados de sucesso, relacionada a uma marca, uma campanha ou ação publicitária.

Circulação - Número de exemplares de uma publicação impressa distribuídos no mercado.

Clipping (pronuncia: clipin) - Reunião de material editorial ou comercial veiculado na mídia, como jornais, revistas, sites ou programas de TV, sobre determinado assunto, pessoa ou empresa.

Jingle (pronuncia: djingou) - Peça publicitária em forma de música. Pode ser usada no rádio ou servir de trilha para filmes publicitários.

Logotipo - Fonte, formato e cores usados na representação gráfica do nome da empresa.

Logomarca - Ícone associado à empresa, geralmente acompanhado de um logotipo.

Mala Direta - Propaganda enviada pelo correio para um grupo de consumidores.

Merchandising (pronuncia: merchandaisin) - Inserção de propaganda dentro de contexto editorial, em diversos meios de comunicação, a fim de minimizar seu teor comercial.

Penetração - Grau de sucesso na transmissão da mensagem de uma propaganda junto a seu público-alvo.

Posicionamento - Planejamento das características de um produto/serviço em relação a seus concorrentes e ao público-alvo, a fim de criar atributos objetivos e subjetivos capazes de gerar diferenciação junto à concorrência e identificação e atratividade junto ao consumidor.

Recall (pronuncia: ricau)– Lembrança que o público tem depois de entrar em contato com alguma peça/campanha/ação publicitária. Usada como índice de eficácia.

Segmento - Conjunto de consumidores com perfil e características sócio-demográficas semelhantes. O reconhecimento desses grupos é usado, por exemplo, no posicionamento de produtos no mercado.

Slogan (pronuncia: islogan)– Frase de caráter publicitário que resume um posicionamento, uma campanha publicitária, um produto ou uma marca.

Spot (pronuncia: ispoti - Mensagem de curta duração, para rádio ou televisão

Target (pronuncia: targuet)– Alvo. Diz respeito ao perfil de consumidor que a campanha/estratégia visa atingir.

Teaser (pronuncia: tizer) - Mensagem curta, veiculada em diversos meios de comunicação, geralmente usada para provocar a atenção do público em relação a uma ação publicitária. Pode tanto criar suspense quanto antecipar informações sobre a estratégia.

Postagens

Perfil

Minha foto
fernandoluigi57@gmail.com

Contatos:

Celular (TIM):
35 991 531 100

E-mail:
fernandoluigi57@gmail.com

Skype: fluigi2000