10 Razões para planejar o futuro da sua empresa

1. Os objetivos da SUA EMPRESA estão relacionados com sua Missão e Visão?
O altíssimo índice de insucesso ou mortalidade das empresas dá-se pela falta de foco provocada principalmente pela falta de planejamento, portanto pense sobre os objetivos que você definiu para sua empresa. Os objetivos refletem o que você absolutamente, positivamente, obcecadamente, pretende alcançar. Estabelecem as prioridades que devem ser compreensíveis e ao mesmo tempo amarradas os fundamentos da empresa declarados em sua missão e visão.
Lembre-se: "Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve!"

2. SUA EMPRESA consegue identificar as Melhores Oportunidades?
Se você quer que sua empresa cresça e prospere ao longo do tempo, precisa tirar vantagem das oportunidades de negócio que aparecem e desaparecem no seu caminho. “Seu Plano de Negócios" deverá ajudá-lo a identificar as oportunidades qualificá-las conforme sua capacidade de aproveitá-las.
O skill da Empresa sempre deve ser compatível com o desafio.

3. SUA EMPRESA se preparou para Ameaças?
O plano de negócios deverá apontar as maiores ameaças para sua empresa com antecedência, além de oferecer estratégias defensivas e de sobrevivência que evitem o desastre.
O gestor competente não pode negligenciar sinais de mudança na dinâmica do mercado em que sua empresa atua.

4. SUA EMPRESA conhece seus Clientes?
Quanto mais você conhece seus clientes nos seus aspectos demográficos e psicográficos, maior é a chance de oferecer um produto ou serviço singular. Os clientes sinalizam os fatores de sucesso para sua empresa ser bem sucedida. O seu Plano de Negócios descreve seus clientes, suas dores, seus comportamentos, agrupa, segmenta, quantifica, qualifica etc.

5. SUA EMPRESA mapeia a Concorrência?
Você não pode ignorar seus concorrentes, muito menos subestimar sua capacidade de roubar seus clientes. Você deve ser capaz de identificar quem são, quantos são e aonde eles planejam ir no futuro próximo. Examinar a concorrência representa um exercício dinâmico no Plano de Negócios.
Os movimentos dos seus concorrentes devem ser monitorados constantemente com o objetivo de antecipar e principalmente neutralizar suas ações.

6. SUA EMPRESA reconhece suas Forças e Fraquezas?
A compreensão das forças e fraquezas da sua empresa determina sua capacidade de ser mais ou menos agressivo no mercado que atua. Seu Plano de Negócios deve obrigatoriamente reconhecer suas forças ou competências, ou seja, elencar quais as armas que tem disponível para lutar no seu mercado. Da mesma forma, também deve reconhecer suas fraquezas, com franqueza, o que não é nada fácil.
É necessário equilibrar opções estratégicas agressivas, corretivas e também de sobrevivência.

7. A Estratégia da SUA EMPRESA é compreensiva por parte de seus colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros?
Com uma estratégia definida é possível visualizar como sua empresa pretende alcançar seus objetivos.
A estratégia deve ser: específica, mensurável, factível, realística e com tempo determinado de início e fim. Se sua empresa não tem estratégias claras, ratificadas e comunicadas certamente ela está sem rumo e, portanto, seus investimentos não terão nenhuma chance de retorno na forma de lucro.

8. SUA EMPRESA tem um conjunto de indicadores de performance?
O conjunto de indicadores devem ser qualitativos e não quantitativos. Devem também ser associados com seus objetivos financeiros, mercadológicas, operacionais e organizacionais.
A remuneração de seus líderes deve obrigatoriamente atrelada a sua performance que será medida por esse conjunto de indicadores.

9. SUA EMPRESA está realmente, formalmente, pronta para mudanças e novos desafios mercadológicos?
Se a resposta for NÃO, mexa-se, pois sua empresa não tem esse benefício nem alternativa. Antes de executar suas estratégias promova intervenções imediatas.

10. SUA EMPRESA possui um Plano de Negócios claro, conciso e atual?
Seu Plano Estratégico e de Marketing é um documento vivo. Deve ser um verdadeiro oráculo para que seus líderes, diretores e gerentes busquem por orientação se houver qualquer incerteza ou ambigüidade. A manutenção proativa do Plano Estratégico e de Marketing proporciona a sua empresa dois benefícios FOCO e VANTAGEM COMPETITIVA.



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