Quanto vale o Homem de Ferro?

Há algumas semanas, foi divulgado que Robert Downey Jr. recebeu 50 milhões de dólares pelo papel de Tony Stark, o Homem de Ferro, em Vingadores - The Avengers. Parece muito dinheiro (e é!), mas matematicamente faz todo o sentido. 

Downey Jr. estava em baixa quando assinou o seu contrato para o primeiro filme da Marvel Studios. O ator vinha de uma série de problemas pessoais e passagens por clínicas de reabilitação. Por outro lado, a empresa conhecida mundialmente pelas histórias em quadrinhos estava preparando a estreia em uma nova mídia e, o que era pior, sem poder contar com seus personagens mais conhecidos, uma vez que Homem-Aranha, X-Men e O Quarteto Fantástico têm os direitos "presos" a outros estúdios. A Marvel resolveu, então, apostar em um herói da segunda divisão, um sujeito arrogante e muito menos conhecido pelos não leitores de HQs, o Homem de Ferro.  

O sucesso de bilheteria foi imediato, US$ 98 milhões no fim de semana de estreia nos Estados Unidos. No total, o filme arrecadou 585 milhões de dólares ao redor do mundo, superando com folga o orçamento, estimado em 140 milhões. A sequência veio dois anos depois e fez 128 milhões na estreia e somou 624 milhões nos cinemas do planeta. 

A partir dai vieram os filmes dos Vingadores e Homem de Ferro 3, ambos quebrando com extrema facilidade a barreira de 1 bilhão de dólares nas bilheterias mundiais e se posicionando no top 5 dos filmes mais rentáveis de todos os tempos, atrás apenas de Avatar e Titanic (ambos do diretor James Cameron) e ensanduichando o último Harry Potter na quarta posição (por enquanto).  

Todo este dinheiro vem apenas do que o filme arrecadou com os bilhetes de cinema. Para fechar o balancete final, é preciso ainda contar as vendas em DVD, Blu-ray, direitos para exibição nas TVs paga e aberta e, claro, os produtos licenciados, incluindo aí a própria revista em quadrinhos que inspirou tudo isso. O Homem de Ferro tem hoje um destaque muito maior do que jamais teve. Passou para a elite dos super-heróis e muito disso se deve ao rosto que a Marvel contratou para personificar este gênio, bilionário, playboy e filantropo: Robert Downey Jr. 

50 milhões de dólares é muito dinheiro? Não para a Marvel, que já lucrou muito mais do que isso. E nem para Tony Stark, dono de uma fortuna virtual estimada pela Forbes em 8,8 bilhões de dólares. 


Artigo encaminhado por Marcelo Forlani, editor do Omelete, portal de conteúdo de entretenimento inteligente.
Redação AdNews

Postagens

Perfil

Minha foto
fernandoluigi57@gmail.com

Contatos:

Celular (TIM):
35 991 531 100

E-mail:
fernandoluigi57@gmail.com

Skype: fluigi2000