Mídia espontânea é para poucos


A Mercedes-Benz  lançou a campanha “Ah Lelek”  exclusivamente em seu canal no YouTube para promover o novo lançamento do carro Classe A. Para promover o carro os publicitários escolheram o hit popular  o funk “Ah Lelek”. O carro sairá de fábrica valendo R$100 mil e está fora do padrão popular, por esse motivo houve muitas críticas e elogios vindo das redes sociais.

Segundo o Jornal Estadão foram mais de 135 mil visualizações em menos de 24 horas, e na mesma notícia Bruno D’Angelo, diretor de criação da agência de publicidade Adbat/Tesla diz, “A Mercedes sabia que essa peça da campanha seria polêmica e foi corajosa ao aprovar“, apesar das críticas nota-se a estratégia na criação de um viral que automaticamente se torna uma forma de ganhar mídias espontâneas.


Estratégia

Apesar do hit não corresponder com o público alvo do produto existe uma estratégia que fugiu propriamente do convencional ou do “certo” para causar um buzz programado fazendo com que a campanha ganhasse popularidade sem ao menos ter algum investimento em mídia. Houve investimento apenas na produção do vídeo e não houve investimento em mídia que seria maior parte do budget da campanha e foi “eliminada” graças à criatividade e a estratégia da agência.

Outras empresas já fizeram essa mesma estratégia e deram certo, a Cerveja Devassa pagou cerca de R$ 700 mil para ter como representante Paris Hilton e o resultado não poderia ser melhor, em um mês a campanha alcançou 1 ponto percentual de market share, o que representa 120 milhões de litros de cervejas, foram 44.994 tuítes “#bemmisteriosa” e gerou aproximadamente R$ 20 milhões em mídia espontânea.

O que alguns chamam de “erro” não passa de estratégia e esse é o grande segredo da conquista de mídia espontânea. São poucos os casos em que as empresas conseguem fazer com que suas estratégias saiam como esperado, pois além de tudo as empresas necessitam de oportunidades para que a campanha “exploda” e atinja proporção de mídia espontânea.


Por Rafael Koshima, publicitário, Pós-graduando em Gestão Empreendedora de Negócios pela ESAMC de Piracicaba Trabalha atualmente como Coordenador de Marketing da Imobiliária Junqueira. Publicado originalmente no Administradores.



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