Transformando fãs em clientes fiéis

É comum encontrarmos páginas de empresas no Facebook com inúmeros “Curtir”. No entanto, o que acontece com frequência é que, embora nossas páginas estejam cheias de fãs, nossa loja virtual não tem uma relação de clientes compatível.

Mas, por que isso acontece? Bom, muitos podem ser os motivos para essa realidade, mas destacaremos uma que, potencialmente, representa a grande falha dos empreendimentos nas mídias sociais: o relacionamento.

Relacionar-se é preciso; ainda mais se tratando de mídias sociais, cujas bases são as redes de compartilhamento. Ou seja, se a maioria de seus fãs não são consumidores em sua loja virtual existe um problema de relacionamento que pode ser resolvido com alguns pontos. Veja:

- Divulgação em diversas mídias. O Facebook sozinho não faz milagres, pois seu principal objetivo é o ganho de marca e divulgação de sua empresa. Contudo, sem se disponibilizar ao potencial consumidor em outros meios, como sites buscadores, por exemplo, os retornos serão menos expressivos.

- Conteúdo interessante com vendas indiretas. Para serem compartilhadas, as informações devem fazer parte da realidade seus seguidores. Além disso, nas mídias recomenda-se que os produtos/serviços sejam oferecidos de forma indireta, apresentando ao potencial consumidor que sua loja virtual tem a solução que ele procura.

- Análise e monitoramento das interações. Tendo como base o relacionamento, as mídias sociais, precisam ser monitoradas constantemente e as interações dos fãs e consumidores devem ser respondidas com total profissionalismo e interesse por parte da loja virtual.

- Compartilhamento de experiências entre consumidores. É válido incentivar os fãs e consumidores a compartilharem suas experiências nas mídias para atrair novos clientes. Isso gera ainda mais valor à sua marca e desperta a curiosidade de outros usuários.

- Conhecimento do público da loja virtual e investimento em seu interesse. Por fim, para que um fã se torne um cliente fiel é necessário que seu interesse seja levado em consideração e suas necessidades respeitadas. A relação, nesse caso, não é, apenas, o desejo da loja em vender; mas principalmente, o interesse do cliente em comprar.

Pense nisso, invista mais no interesse de seus fãs e convença-os a se tornarem consumidores em sua loja virtual. Sucesso!

Por Felipe Martins. Publicado originalmente no Administradores.

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