Considerada a segunda melhor data para o varejo depois do Natal, o Dia
das Mães traz grandes expectativas para o mercado. O momento, no entanto, não é dos melhores, já
que, em função da inflação, cuja projeção passa dos 5%, as famílias veem seu
poder de compra reduzido. Além disso,
houve uma redução de satisfação da renda atual em 1,2%, de acordo com pesquisa
da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo
(Fecomercio-SP), que atribui ao cenário o período de pagamento das contas de
início de ano.
Diante desse panorama, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medido
pela instituição, registra a nona queda em 12 meses. No contraponto anual, a
diminuição chega a 9,9%. Se por um lado o consumidor está mais cauteloso, é
precisamente nesse momento que é fundamental investir em ações de marketing.
Com forte apelo emocional, o Dia das Mães pode trazer boas oportunidades de
negócios para o varejo. É hora, assim, de investir nas diversas ferramentas de
comunicação que o mercado apresenta.
Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Marketing Direto
(Abemd) aponta que o e-mail marketing é responsável por 10% dos negócios
fechados para 50% das empresas que utilizam essa ferramenta para contato com o
cliente. Em sua maioria, as empresas usam o canal para promoções (36%), seguido
de vendas (33%) e ações de relacionamento (31%).
Essa ainda é uma das ferramentas mais vantajosas quando se analisa a
relação entre custo e benefício: o custo do e-mail marketing é bem menor que o
de uma mala direta, por exemplo, e o retorno também é mais eficiente. Para 45%
das empresas entrevistadas na pesquisa, o ROI (retorno sobre investimento) é
considerado vantajoso, um número significativo quando se fala em ação de
marketing.
Mas o e-mail marketing não deve ser usado apenas como ferramenta de
prospecção: manter o mercado informado sobre sua área de atuação ou sobre os
produtos ou serviços que você comercializa também apresenta ótimos resultados
de exposição da marca, reforçando o branding de sua empresa.
Boa parte do resultado alcançado por essas empresas deve-se a uma
estratégia bem planejada e executada. Os cuidados para o uso do e-mail
marketing como instrumento de contato com o mercado envolvem desde a preparação
do mailing, até a landing page (página para onde o internauta é direcionado).
No desenvolvimento do mailing, a segmentação é uma das atitudes mais
certeiras para atingir o seu público-alvo. Para isso, o primeiro e mais
importante passo é definir o objetivo da ação. O lançamento de uma linha de roupas
femininas pode interessar a um tipo específico de público, mas quando isso
acontece perto de uma data como o Dia das Mães, esse público certamente será
ampliado.
A segmentação do mailing pode ser feita de várias maneiras, mesmo que
você tenha poucas variantes, como nome e endereço de e-mail. Observe o
comportamento do internauta, entenda como ele responde às suas mensagens, este
é o primeiro passo. Lógico que contar com um mailing mais rico vai facilitar
muito o trabalho e aumentar o retorno sobre o envio, mas não adianta ter um
mailing completíssimo se você não tiver clara a forma de segmentação.
Estabelecer os filtros corretos e as combinações para cada envio de
e-mail é a base para uma estratégia de marketing eficiente. Para isso, é
preciso dar um passo atrás e avaliar a sua base de dados. Eles estão
atualizados? Há quanto tempo os dados não passam por uma higienização?
Cuidado ao adquirir bases de e-mail no mercado. Informações dos
usuários, tais como: nome, endereço e telefones; são de suma importância para
entender melhor o perfil do seu público-alvo e garantir a credibilidade dos
contatos.
Mas lembre-se, e-mail marketing não é spam. Há pouco mais de dois anos,
o e-mail marketing foi colocado em xeque pelo mercado. O problema é que esta
era uma área do marketing sem nenhum tipo de regulamentação, uma terra sem lei.
Empresas lotavam as caixas postais de pessoas com as quais não tinham qualquer
vínculo, e os spams eram uma prática comum.
Hoje a situação é um pouco diferente. Em 2009, foi instituído o Código
de Autorregulamentação para a prática de Email Marketing (CAPEM), com a
finalidade de promover o bom uso da ferramenta, e o email marketing recuperou o
seu prestígio.
Artigo encaminhado por Lincoln Morato, coordenador de marketing e novos
negócios da ZipCode, empresa especializada em prover informações para diversos
segmentos do mercado. www.zipcode.com.br
Redação Adnews