Mesmo sendo o
terceiro país no mundo com maior número de acessos à internet, o Brasil ainda
engatinha no comércio eletrônico. Os números estão em alta, mas ainda há muito
espaço para crescer, como mostra uma pesquisa publicada pela e-bit com a
expectativa do e-commerce para 2013. De acordo com o levantamento feito, o
crescimento nominal deve chegar a 25%, com previsão de faturamento de R$ 28
bilhões.
O setor ainda
apresenta muitos gargalos, como a falta de infraestrutura de rede, a exclusão
digital, divergências legais e tributárias e a falta de mão de obra
qualificada, para ficar nos exemplos mais urgentes. Mesmo com todos esses
problemas, grandes lojas de varejo perceberam o potencial do comércio pela
internet – alavancado principalmente pela chegada da classe C ao mercado
eletrônico – e investiram pesadamente neste novo modelo de negócios.
Por conta disso, o
cenário do e-commerce do grande varejo não deve se alterar muito este ano, e a
expectativa maior fica por conta das pequenas empresas, que devem atender a
nichos cada vez mais específicos. Para aproveitar a onda, preparamos oito dicas
para levar seu negócio para o mundo virtual, ficando longe das armadilhas do
setor:
1 - Pode parecer óbvio, mas vale a pena
insistir: o primeiro passo para montar um e-commerce é fazer um plano de
negócios bem estruturado, que envolva estudo do mercado, da concorrência,
levantamento dos seus pontos fortes e fracos, além, é claro, da verba
necessária para implantação e manutenção da loja.
2 - Organize a logística da empresa.
Pontualidade na entrega é fundamental para evitar crises, que no ambiente
virtual se alastram de forma imprevisível.
3 - Na hora de planejar o site, leve em conta
a plataforma, design, usabilidade e conteúdo. O comportamento do consumidor em
uma loja virtual não é diferente do consumidor da loja física. O site deve ser
agradável, fácil de navegar e possuir conteúdo objetivo. Não se esqueça que a
sua concorrência está a um clique de distância.
4 - Aproveite o potencial de comunicação da
internet. Se sua empresa não possui uma área de comunicação e marketing
estruturada, avalie a possibilidade de terceirizar o trabalho. Manter um relacionamento
estreito com o mercado virtual é fundamental para se sobressair no online. Não
dá para deixar essa tarefa com a menina que gosta de Facebook.
5 - Contar com sistema antifraude transmite
confiança e aumenta as taxas de conversão. Tenha, também, várias opções de
pagamento, mas verifique antes, junto aos bancos, as taxas praticadas, para não
ter prejuízos.
6 - Invista num sistema de banco de dados
robusto e mantenha-o constantemente atualizado.
7 - O mercado mobile cresce dia a dia e o seu
e-commerce deve estar preparado para operar também nesse ambiente dinâmico.
8 - Uma das principais dicas para iniciar
numa loja virtual será a qualidade da informação. Utilize empresas reconhecidas
no mercado e que comprovem a origem de seus dados. Montar um e-commerce é
fácil, mas, como qualquer outro negócio, não é simples. Conheça o mercado,
capacite sua equipe, invista em inovação e acompanhe de perto os resultados.
Artigo encaminhado
por Lincoln Morato é coordenador de marketing e novos negócios da ZipCode,
empresa especializada em prover informações para diversos segmentos do mercado.
www.zipcode.com.br