Recentemente,
consumidores descobriram que é possível pesquisar e experimentar produtos em
uma loja física e comprá-los por um preço mais barato em uma loja online. Esse
fenômeno, conhecido como “Showrooming”, vem crescendo bastante, tirando o sono
de varejistas em todo o mundo, e sendo debatido com grande intensidade nos
últimos anos.
Estudos são
realizados frequentemente para se descobrir as causas dessa prática, como
combatê-la ou, até mesmo, se beneficiar dela. De acordo com uma pesquisa da
GroupM realizada em 2012, 45% dos consumidores trocariam uma loja física para
comprar online, caso encontrassem um desconto de 2,5%, 60% trocariam por uma
diferença de 5%, enquanto 87% comprariam virtualmente por uma diferença de 20%
no preço. Segundo o ClickIQ, 45,9% dos entrevistados que compraram nos seis
meses anteriores à pesquisa afirmaram ter coletado informações em lojas físicas
e finalizado a compra em um e-commerce.
Por outro lado, uma
pesquisa realizada pela Oracle aponta que as principais razões para se comprar
em uma loja física são a possibilidade de visualização do produto antes da
aquisição (75%) e a vontade ou necessidade de obtê-lo imediatamente (44%).
Também são levadas em consideração as alternativas de economia com frete e
pagamento em dinheiro.
Ou seja, vários
fatores influenciam o consumidor na hora da escolha entre a loja física ou a
virtual. Entretanto, o preço é a peça-chave desse quebra-cabeça. E, diante
disso, a melhor maneira de lidar com o “Showrooming” é através da precificação
inteligente.
Monitorar a
concorrência permite que uma loja identifique quais produtos estão com um preço
muito acima do mercado. Desta forma, também é possível verificar quais produtos
os concorrentes não têm em estoque e, assim, o vendedor - online ou offline -
pode investir em promoções e até aumentar o preço dessa mesma mercadoria, ou
oferecer outros produtos de interesse do comprador que estejam sobrando em
estoque. Pode também selecionar quais mercadorias oferecem possibilidade de
cobrir o preço de uma loja online e remanejar a margem de lucro para outro
produto com maior procura e rentabilidade.
A precificação
inteligente oferece várias alternativas, uma ferramenta fundamental, mas que
deve ser utilizada em conjunto com outras soluções, como criar um balcão ou
quiosque na loja física que ofereça a possibilidade de pagamento ou retirada de
um produto comprado na loja online, além de um ótimo atendimento. O
“Showrooming” chegou para ficar, e só depende do lojista descobrir qual a
melhor maneira de lidar com esse fenômeno.
Artigo encaminhado
por Ricardo Ramos, CEO da Precifica, a primeira plataforma brasileira de
reprecificação inteligente - www.precifica.com.br