É comum encontrarmos
páginas de empresas no Facebook com inúmeros “Curtir”. No entanto, o que
acontece com frequência é que, embora nossas páginas estejam cheias de fãs,
nossa loja virtual não tem uma relação de clientes compatível.
Mas, por que isso
acontece? Bom, muitos podem ser os motivos para essa realidade, mas
destacaremos uma que, potencialmente, representa a grande falha dos empreendimentos
nas mídias sociais: o relacionamento.
Relacionar-se é
preciso; ainda mais se tratando de mídias sociais, cujas bases são as redes de
compartilhamento. Ou seja, se a maioria de seus fãs não são consumidores em sua
loja virtual existe um problema de relacionamento que pode ser resolvido com
alguns pontos. Veja:
- Divulgação em
diversas mídias. O Facebook sozinho não faz milagres, pois seu principal
objetivo é o ganho de marca e divulgação de sua empresa. Contudo, sem se
disponibilizar ao potencial consumidor em outros meios, como sites buscadores,
por exemplo, os retornos serão menos expressivos.
- Conteúdo
interessante com vendas indiretas. Para serem compartilhadas, as informações
devem fazer parte da realidade seus seguidores. Além disso, nas mídias
recomenda-se que os produtos/serviços sejam oferecidos de forma indireta,
apresentando ao potencial consumidor que sua loja virtual tem a solução que ele
procura.
- Análise e
monitoramento das interações. Tendo como base o relacionamento, as mídias
sociais, precisam ser monitoradas constantemente e as interações dos fãs e
consumidores devem ser respondidas com total profissionalismo e interesse por
parte da loja virtual.
- Compartilhamento
de experiências entre consumidores. É válido incentivar os fãs e consumidores a
compartilharem suas experiências nas mídias para atrair novos clientes. Isso
gera ainda mais valor à sua marca e desperta a curiosidade de outros usuários.
- Conhecimento do
público da loja virtual e investimento em seu interesse. Por fim, para que um
fã se torne um cliente fiel é necessário que seu interesse seja levado em
consideração e suas necessidades respeitadas. A relação, nesse caso, não é, apenas,
o desejo da loja em vender; mas principalmente, o interesse do cliente em
comprar.
Pense nisso, invista
mais no interesse de seus fãs e convença-os a se tornarem consumidores em sua
loja virtual. Sucesso!
Por Felipe Martins.
Publicado originalmente no Administradores.