
Mas, por que isso
acontece? Bom, muitos podem ser os motivos para essa realidade, mas
destacaremos uma que, potencialmente, representa a grande falha dos empreendimentos
nas mídias sociais: o relacionamento.
Relacionar-se é
preciso; ainda mais se tratando de mídias sociais, cujas bases são as redes de
compartilhamento. Ou seja, se a maioria de seus fãs não são consumidores em sua
loja virtual existe um problema de relacionamento que pode ser resolvido com
alguns pontos. Veja:
- Divulgação em
diversas mídias. O Facebook sozinho não faz milagres, pois seu principal
objetivo é o ganho de marca e divulgação de sua empresa. Contudo, sem se
disponibilizar ao potencial consumidor em outros meios, como sites buscadores,
por exemplo, os retornos serão menos expressivos.
- Conteúdo
interessante com vendas indiretas. Para serem compartilhadas, as informações
devem fazer parte da realidade seus seguidores. Além disso, nas mídias
recomenda-se que os produtos/serviços sejam oferecidos de forma indireta,
apresentando ao potencial consumidor que sua loja virtual tem a solução que ele
procura.
- Análise e
monitoramento das interações. Tendo como base o relacionamento, as mídias
sociais, precisam ser monitoradas constantemente e as interações dos fãs e
consumidores devem ser respondidas com total profissionalismo e interesse por
parte da loja virtual.
- Compartilhamento
de experiências entre consumidores. É válido incentivar os fãs e consumidores a
compartilharem suas experiências nas mídias para atrair novos clientes. Isso
gera ainda mais valor à sua marca e desperta a curiosidade de outros usuários.
- Conhecimento do
público da loja virtual e investimento em seu interesse. Por fim, para que um
fã se torne um cliente fiel é necessário que seu interesse seja levado em
consideração e suas necessidades respeitadas. A relação, nesse caso, não é, apenas,
o desejo da loja em vender; mas principalmente, o interesse do cliente em
comprar.
Pense nisso, invista
mais no interesse de seus fãs e convença-os a se tornarem consumidores em sua
loja virtual. Sucesso!
Por Felipe Martins.
Publicado originalmente no Administradores.